A ausência das vitaminas essenciais para o funcionamento do nosso organismo pode trazer complicações. A vitamina D está entre os componentes necessários para a melhora das nossas condições de vida e para a manutenção dos processos vitais.
Já foi o tempo em que a vitamina D era um mistério. Antigamente, os cientistas realmente não sabiam como obter esse nutriente e como ele podia influenciar em nosso corpo. Porém, a medicina evoluiu e agora já sabemos tudo sobre esse componente.
Vamos entender melhor quais são os benefícios da vitamina D no organismo, qual é a sua composição e como podemos conseguir esse componente do corpo. Fique atento para não perder nada!
O que é a vitamina D?
A vitamina D é um hormônio lipossolúvel. Ela é necessária para manutenção do organismo humano por controlar uma série de funções vitais. Afinal, é essa vitamina que controla muitos genes e mantem células do sistema vascular.
Além disso, essa vitamina possui alguns benefícios exclusivos, que você verá mais à frente. Por agora, tenha em mente que esse é um componente essencial.
Podemos obter a vitamina D prioritariamente através da luz solar. Os raios ultravioletas do tipo B são os responsáveis pela síntese da vitamina. Na realidade, esses raios podem ativar a síntese, que ocorre espontaneamente no organismo humano.
Quem não toma muito sol pode ter problemas relacionados à falta da vitamina D. É comum, por exemplo, que médicos receitem suplementos dessa substância para pessoas que moram em locais pouco ensolarados.
Foi constatado que nas regiões mais frias do mundo, em que o sol raramente aparece, as pessoas sofrem com a falta de vitamina. Nesses casos, elas devem recorrer a fontes secundárias. Alguns alimentos podem servir como fontes, como vamos conferir mais adiante.
Apesar dos alimentos contribuírem para a dieta, você deve notar que o sol é a fonte prioritária. Ele é responsável por 80% da síntese de vitamina D no organismo.
Benefícios da vitamina D
Agora que você já entendeu um pouco melhor o que é essa vitamina, podemos seguir para os benefícios. Eles são diversos, e podem ser considerados vitais para a manutenção do equilíbrio no corpo.
Fortalecimento dos ossos
Primeiramente, temos a função principal da vitamina D. Ela ajuda na absorção do cálcio pelos ossos. Não adianta apenas consumir o cálcio para ter ossos fortes, pois ele precisa ser absorvido.
Pessoas que possuem deficiências de vitamina D podem consumir cálcio à vontade. Porém, elas não conseguirão absorver a substâncias de maneira saudável. Isso pode gerar um quadro de osteoporose na vida adulta e na terceira idade.
O cálcio, quando absorvido corretamente, pode ajudar também no fortalecimento dos dentes. Os problemas dentários podem decorrer de uma deficiência de vitamina D em alguns casos. Para fazer esse diagnóstico, entretanto, você precisa consultar um profissional capacitado.
Ganhos musculares
Fisiculturistas costumam estimular o consumo de vitamina D durante o período de crescimento dos músculos. Isso ocorre, pois essa substância é de grande ajuda para a força muscular.
Quando não consumimos muita vitamina D, estamos mais sujeitos a fraturas. Como já mencionamos anteriormente, a falta desse componente pode tornar os ossos mais fracos. Com o consumo adequado, você não precisa se preocupar com esforços ou com quedas.
Proteção do coração
Quando nosso coração bate, há um músculo que se movimenta controladamente para enviar sangue aos vasos de nosso corpo. Quando o sangue é bombeado, uma série de vasos se abrem e se fecham, permitindo uma passagem segura.
As contrações devem estar na ordem correta para que o coração funcione bem. E é essa a função da vitamina D no coração: ela participa do controle dos músculos que se contraem.
Além disso, você ainda precisa que os vasos sanguíneos se contraiam e relaxem, o que permite a passagem do sangue sem refluxos. Mais uma vez, a vitamina D age para estimular esses vasos. O relaxamento é feito com ajuda dessa substância.
Quando há a falta da vitamina D, o coração pode entrar em um funcionamento falho. Com isso, são inúmeras as possibilidades de complicações. Você ficará bem mais propenso a ter ataques cardíacos e derrames, por exemplo, sem a presença de vitamina D.
A pressão arterial pode aumentar caso haja uma deficiência por uma simples razão. A vitamina D, além de todos os seus benefícios, ainda estimula a produção da renina. Esse é um hormônio que regula a pressão nas artérias.
Controle da diabetes
Como já falamos anteriormente, a vitamina D estimula a produção de renina. Esse pode ser um fator interessante na prevenção da diabetes, uma vez que a falta de renina torna o desenvolvimento da doença mais provável.
Quando consumimos a vitamina D, também estamos estimulando a produção de insulina. A vitamina em questão precisa estar presente para que o pâncreas produza insulina. Isso tem tudo a ver com a diabetes. Afinal, a maior causa de diabetes é a falta de insulina e a incapacidade de síntese da substância.
Presença da substância em alimentos
Como você deve ter notado, os benefícios do consumo de vitamina D até aqui são inúmeros. Além disso, eles são importantes para a manutenção das funções vitais em nosso corpo.
Já havíamos colocado o sol como principal fonte de vitamina D, mas ele não é a única. Você pode conseguir o componente através da alimentação.
O atum é um dos alimentos com mais vitamina D do mercado. Ele ainda tem a vantagem de ser saudável. Logo abaixo do atum, temos a sardinha, um alimento próximo e também rico nessa vitamina.
O ovo e a carne bovina estão entre os outros principais alimentos com vitamina D. Eles contêm menores quantidades da substância, mas também podem ser benéficos. Lembre-se de ingerir os alimentos, mas também tomar sol.
Caso você ainda não consiga quantidades suficientes dessa vitamina, há sempre outras alternativas. Se isso ocorrer, você pode fazer a suplementação com produtos encontrados nas farmácias.
Geralmente, os suplementos são fáceis de encontrar. Utilize-os junto com os alimentos para maiores resultados nos ganhos de vitamina. Assim, você não perde nada e pode viver com mais qualidade!