A acne, nome dado aos populares cravinhos e espinhas, é um problema muito comum, especialmente na fase da puberdade, quando os hormônios estão trabalhando em um ritmo frenético. Elas costumam aparecer quando os folículos da pele ficam “entupidos” por sebo ou por excesso de células mortas. A partir dessa obstrução, esses folículos começam então a ser colonizados por bactérias, provocando uma inflamação e causando a conhecida vermelhidão e, em alguns casos, dor local.
As áreas mais propícias para o surgimento desse incômodo são no rosto, pescoço, ombros e costas. Ela pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres, adolescentes e adultos. Na fase adulta, a causa da acne pode ser hormonal, mas normalmente é ocasionada por algum desequilíbrio orgânico no organismo, além da predisposição genética também contar.
Algumas pessoas também acreditam que a academia e a suplementação também podem influenciar no aparecimento desse problema. Isto pode parecer assustador para aqueles que querem iniciar a musculação para hipertrofiar, e precisa do uso dos suplementos alimentares para alcançar os seus objetivos mais rápido.
Então, aí vai a pergunta que não quer calar: suplementos causam acne ou não? Para te ajudar a desvendar esse mistério, trouxemos neste post o que você precisa saber sobre a relação entre a suplementação e a acne, além dos mitos e verdades que a acompanha.
O whey protein pode aumentar a acne?
VERDADE. Apesar de não ser o responsável direto pelo aparecimento de cravos e espinhas, o suplemento protéico Whey Protein pode, sim, aumentar as chances de desenvolver o problema.
O motivo está lá nos laticínios, que a partir de um estudo, foi possível descobrir que a lactose tende a causar acne. Como o suplemento é fabricado à base do soro de leite, a história não poderia ser diferente.
Mas, vale lembrar que a proteína do leite não é a única desencadeadora do problema. Se você não possui predisposição a ter acne, as chances do suplemento causar espinhas é mínima.
Os suplementos com vitamina B12 aumentam a oleosidade?
VERDADE. A vitamina B12 é um nutriente do complexo B extremamente importante para o organismo e que em deficiência pode causar grandes problemas. No entanto, o seu excesso também não é interessante.
Por ser uma vitamina com ação hormonal, a sua quantidade elevada no corpo estimula a atividade das glândulas sebáceas (produtoras do sebo e da oleosidade da pele), aumentando a ocorrência de acne.
E o que isso tem a ver com a suplementação? Bom, muitos suplementos são ricos em vitamina B12. E caso você tenha alguma intolerância individual, os cravos e espinhas podem aparecer com mais frequência.
Creatina intensifica os efeitos da acne na pele?
MITO. Ao contrário do Whey Protein que pode favorecer o aparecimento de espinhas, a Creatina não. O que pode acontecer – e ser a razão pela qual algumas pessoas acusam o suplemento de aumentar a acne – é a combinação equivocada da substância com sucos de frutas ou isotônicos, que por conterem grandes quantidades de carboidratos, estimulam o aparecimento dos cravos e espinhas.
Suplementos hipercalóricos causam acne?
VERDADE. Se você é uma pessoa com predisposição a ter acne, tome cuidado com um tipo específico de suplemento: os hipercalóricos. Usados para elevar o consumo energético ao longo do dia e contribuir com o ganho de massa ou de peso, essa categoria de suplementos é composta basicamente por carboidratos, que por sua vez, favorecem o aparecimento da acne, porque os açúcares tendem a aumentar o nível de insulina no sangue, agravando os processos inflamatórios.
É por isso que qualquer indivíduo que queira diminuir a acne precisa reduzir a ingestão de carboidratos simples, como pão, macarrão e doces; e optar pelo consumo dos carboidratos complexos, como os alimentos integrais e os tubérculos, ainda em quantidades moderadas.
A acne só aparece em adolescentes ou adultos jovens?
MITO. Embora a acne seja uma condição mais frequente em adolescentes na fase da puberdade, o problema pode se estender até na fase adulta. Nas mulheres, por exemplo, o surgimento das espinhas pode piorar próximo ao ciclo menstrual, quando há uma grande oscilação hormonal.
Testosterona elevada pode provocar a acne?
VERDADE. O consumo de alguns suplementos alimentares pré-hormonais possuem substâncias precursoras de testosterona (o “hormônio masculino”), que também está ligado ao aparecimento da acne, pois estimula o trabalho das glândulas sebáceas.
Quem treina pesado muitas vezes na semana também tem uma tendência maior a produzir mais do hormônio testosterona, e como dissemos, a produção em excesso dele no organismo está associado ao maior aparecimento de espinhas.
O que fazer para diminuir a acne causada pela suplementação?
A academia em si não causa espinhas, assim como a suplementação não é a responsável direta pela acne. Porém, se você é uma pessoa com tendência a ter esse problema, o consumo dos suplementos alimentares – especialmente da classe pré-treino, proteicos, energéticos, hipercalóricos e aminoácidos -, precisa ser feito com mais cautela e com o acompanhamento de um médico.
O ideal, antes de desconfiar que os suplementos estejam te causando acne, é investigar com um dermatologista se esta é realmente a causa principal, ou se há algum outro fator que está ocasionando o problema.
Para balancear o aparecimento dos cravos e espinhas, você também deve investir em uma dieta mais saudável, rica em verduras, legumes e frutas. Evite alimentos industrializados, ricos em açúcar e gorduras ruins.
A ingestão de betacaroteno (vitamina A), através de alimentos ricos no nutriente, também ajuda a diminuir a acne; uma vez que controla a atividade das glândulas sebáceas. A vitamina B6 é outra aliada contra o problema, pois ajuda a reduzir as variações hormonais. Também invista em minerais como o zinco, que ajuda a diminuir as inflamações na pele.
Se após uma consulta com um profissional você descobriu que o uso do Whey Protein, ou outro tipo de suplemento, está propiciando o aparecimento da acne no seu corpo, não se esqueça que ainda existe solução. Para não comprometer os seus resultados na hipertrofia, você pode substituí-lo por uma versão vegana ou pela proteína da carne.
E, por fim, siga as recomendações do seu médico ou nutricionista e melhore a sua dieta. Dessa forma, as chances do seu problema com a acne acabar são enormes.
Restou alguma dúvida entre a relação suplementação e acne? Deixe-a nos comentários abaixo e aproveite para compartilhar essa matéria nas suas redes sociais.