Bloqueadores de Gordura: o que são e como funcionam

banner_blog_636x277_37

 

Como seu próprio nome já diz, os bloqueadores de gordura são compostos que dificultam a absorção de gordura pelo organismo. Dessa forma, inseridos numa dieta balanceada, ajudam na perda de peso, pois atuam na diminuição da ingestão calórica, e não na queima da gordura já acumulada, como a grande maioria das pessoas acredita. Confira como atuam : 

Suplementos à base de Fibra Dietética

As fibras dietéticas são aliadas eficazes na perda de peso, já que promovem saciedade e otimizam o processo digestivo. Elas são, normalmente, de origem vegetal e estão disponíveis em dois tipos: solúveis e insolúveis, e ambas podem ser encontradas na forma de suplementos.

  • Fibras solúveis

As fibras solúveis, como o próprio nome diz, são capazes de se associarem à água, formando um gel no estômago, que torna mais lento o esvaziamento gástrico e proporciona maior saciedade. Com isso, retardam a absorção de glicose e gorduras pelo organismo, que são absorvidas e eliminadas antes de serem submetidas à digestão. Esse efeito também prolonga a sensação de saciedade.

  • Fibras insolúveis

Esse tipo de fibra não é dissolvida em água e passa praticamente intacta pelo trato gastrointestinal. Com isso, aumenta o volume do bolo fecal e reduz o tempo em que os alimentos permanecem no intestino grosso, tornando a eliminação mais fácil e rápida. 

Quitosana

Obtida da casca de crustáceos como o camarão e o caranguejo, a quitosana é uma fonte natural de fibras não digeríveis. O produto possui propriedade lipofílica, que atrai e encapsula as células de gordura, permitindo eliminá-las antes que de serem absorvidas pelo organismo. Dessa forma, evita a absorção desse macronutriente, de grande densidade energética. Grávidas, mulheres que estão amamentando e pessoas com alergia a mariscos não devem ingerir o suplemento. 

Como consumir os bloqueadores

Como são ricos em fibras, os bloqueadores de gordura não devem ser consumidos em excesso, pois nesse caso podem provocar cólicas abdominais, gases, flatulência, diarreia ou prisão de ventre. Para quem não tem o hábito de consumir fibras provindas da alimentação, o cuidado deve ser ainda maior, criando um novo hábito, com a introdução gradativa de fibras, até atingir um consumo diário adequado.

Consulte um médico ou nutricionista antes de acrescentar esses suplementos na sua dieta, para que seja indicado o melhor produto e quantidade para seu caso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.