Kefir | Conheça seus benefícios, propriedades e como preparar em casa

O kefir entrou para a lista de “superalimentos” há muitos anos e ainda é um alimento bastante apreciado no Brasil. Semelhante à coalhada, os grãos são formados por uma cultura de bactérias e leveduras benéficas ao organismo, que quando adicionados ao leite fermentam e tornam a bebida um alimento probiótico.

Importante para a saúde, a cultura desses “bichinhos” ainda é caseira e para consegui-la, basta encontrar quem doe alguns grãos. Nas redes sociais, como o Facebook, é possível encontrar diversos grupos dedicados à doação que facilitam o processo de encontrar pessoas próximas de você dispostas a doar.

Mas, você já parou para pensar o que leva o kefir ser tão popular? Neste artigo iremos explorar esse alimento e descobrir todos os seus benefícios. Confira!

O que é o kefir?

O termo é derivado do turco keif que significa “bem-viver” ou “bem-estar”. O kefir teve a sua origem nas montanhas do Cáucaso. Acredita-se que os nômades caucasianos encontraram crostas nos recipientes em que transportavam o leite durante as suas viagens. Eles notaram que a bebida ganhou um sabor e uma textura, agradáveis, recebendo o nome de kefir. Já os grãos que ficavam grudados no jarro foram chamados de grãos de kefir.

O kefir é uma bebida fermentada tradicionalmente com leite de vaca ou de cabra, mas ele também pode ser cultivado com leites vegetais ou com uma mistura de água e açúcar. A fermentação ocorre ao acrescentar os grãos de kefir (cultura de bactérias ácido-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras) ao leite, que deve permanecer descansando por um período de 24 horas.

Durante esse período, os micro-organismos presentes nos grãos de kefir se multiplicam e se alimentam do açúcar do leite. Esse processo transforma o leite em kefir, um tipo de leite fermentado altamente nutritivo, com alto valor terapêutico e ainda probiótico, trazendo benefícios para além do equilíbrio da microbiota intestinal.

Quais os benefícios do kefir para a saúde?

Apesar de lembrar o iogurte ou uma coalhada, o kefir é um produto lácteo fermentado com valor nutricional mais alto, isto porque inclui vitaminas do complexo B, vitaminas A, C, D, E e K, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio, triptofano, aminoácidos e proteínas, além da grande variedade de leveduras, bactérias benéficas para a saúde, lactobacilos e streptococci/lactococci.

Esse conjunto de nutrientes tem capacidade de promover diversos efeitos benéficos para o organismo e a saúde em geral, atuando na prevenção de inúmeras doenças. Veja, a seguir, os principais benefícios do kefir para o corpo.

  • Equilibra a microbiota e evita problemas intestinais.
  • Combate, problemas estomacais, pois reduz a acidez estomacal.
  • É bom para o coração, pois melhora a circulação e ajuda a combater o colesterol ruim e a regular a pressão arterial.
  • Protege os ossos, dado que é rico em cálcio e outros minerais que atuam no fortalecimento ósseo e previne a osteoporose e outras doenças nos ossos.
  • Melhora o sistema imunológico.

O kefir ajuda a emagrecer?

Além de todos os benefícios citados anteriormente, a vantagem mais popular é de que a bebida teria capacidade para atuar na perda de peso. Mas, será?

Existem algumas pesquisas que apontam que os micro-organismos presentes no kefir são capazes de regenerar a flora intestinal, melhorando a absorção de nutrientes, facilitando a metabolização de gorduras e a digestão, além de auxiliar na eliminação das toxinas.

Estudos em animais também sugerem que a bebida possa aumentar o gasto energético, atuar na redução da gordura no fígado e diminuir o peso. Porém, esses são estudos iniciais que precisam de mais experimentos para garantir essa propriedade do kefir.

O que podemos falar com certeza é que o kefir é uma bebida leve, com baixo teor calórico e rico em proteínas e outros nutrientes, e que por essas razões auxiliam durante o processo de emagrecimento.

E a ganhar massa muscular?

Surgiram alguns boatos de que o kefir seria o novo “whey protein natural”. Em geral, o whey protein é um suplemento alimentar proteico usado por atletas de diversas modalidades para acelerar a recuperação muscular após uma sessão de treino.

Como o kefir também é rico em proteína do leite, esse seria um dos motivos pelo qual ele seria um bom substituto para o suplemento. No entanto, embora o kefir seja rico em proteínas e aminoácidos, para aproveitar todos os benefícios do whey, seria necessário ingerir cerca de 1 litro de kefir para garantir o mesmo que 25g (ou 1 scoop) de whey protein.

Mesmo que o esportista consumisse um litro da bebida por dia, a absorção também não seria igual. O motivo é que no kefir também estão presentes carboidratos e gorduras que dificultam a absorção da proteína, tornando-a mais lenta. Por outro lado, o whey contém a proteína isolada do soro do leite – livre ou com pouca concentração de carboidratos e gorduras -, o que proporciona uma metabolização mais rápida e favorece a recuperação do músculo.

Mas, isso não significa que o kefir não deva entrar em uma dieta para hipertrofia. Além de evitar problemas intestinais, proteger os ossos e a saúde cardiovascular, o maior benefício da bebida para os esportistas é o fortalecimento da imunidade. O estresse provocado pelo excesso de treinos pode afetar o sistema imunológico e deixar brechas para infecções e outras doenças oportunistas se instalarem.

Mesmo que o kefir não deva ser usado como “remédio” e sim como alimento, consumi-lo diariamente – cerca de 100 ml por dia – garante uma imunidade mais forte, principalmente quando associado a uma alimentação saudável.

Como aliado da construção muscular, o kefir pode ser consumido em lanches pré-treino, ou antes, de dormir – quando a absorção pode ser mais lenta -, para ajudar no fornecimento de proteínas.

Como cultivar e preparar o kefir?

No Brasil, a produção do kefir é caseira. Há uma grande rede de doadores que oferecem os grãos de kefir sem custos (às vezes apenas o transporte). Para doação, são colocados uma a duas colheres dos grãos cobertos com um pouco de leite ou água em um pote esterilizado.

Como o processo de fermentação inicia-se assim que os grãos entram em contato com o leite, é necessário que o transporte seja rápido, para evitar contaminações. Ao receber a doação, analise a cor e a consistência dos grãos, que devem ser brancos-amarelados e com formatos irregulares e tamanho variável (durante a fermentação é normal que os grãos cresçam).

Modo de preparo do kefir de leite

Para preparar o kefir de leite, siga os passos a seguir:

  1. Peneire todos os grãos e coloque-os em um recipiente limpo (de preferência lavado com água fervente para evitar contaminações indevidas).
  2. Acrescente duas a três colheres de sopa dos grãos de kefir em uma jarra com 1 litro de leite em temperatura ambiente.
  3. Tampe a jarra com uma gaze ou pano limpo e prenda com um elástico.
  4. Deixe a jarra em ambiente escuro e temperatura ambiente durante 24 horas para fermentar. O melhor lugar para guardar a jarra é no armário.
  5. Passado o tempo, peneire o leite fermentado para separá-lo dos grãos. O leite fermentado deve ser armazenado na geladeira, com duração média de 20 a 30 dias.
  6. Os grãos que ficarem na peneira não devem ser descartados, pois, podem ser utilizados novamente para a fermentação de um novo leite. Após serem coados, eles deverão ser lavados em água corrente e colocados com uma outra porção de leite para a próxima fermentação.

Modo de preparo do kefir de água

Para preparar o kefir de água, basta trocar o leite por 1 litro de água filtrada misturada com 3 colheres de sopa de açúcar mascavo ou melado de cana de boa qualidade. O restante do processo é o mesmo.

Dicas adicionais:

  • Toda semana lave os grãos de kefir com água corrente.
  • Guarde parte dos novos grãos de kefir no congelador para sempre ter uma reserva ou para doação.
  • Para manter os grãos saudáveis e aptos para consumo, após cada fermentação lave-os em água corrente e armazene-os em um recipiente com leite ou água com açúcar.
  • Quando for passar muitos dias sem cultivar os grãos de kefir, guarde-os em um recipiente com tampa e congele. Se forem poucos dias, armazene-os na geladeira para atrasar a fermentação.
  • Os grãos de kefir de leite e água devem ficar sempre separados.
  • Não utilize nenhum utensílio de metal ou alumínio (como peneiras) para não atrapalhar o processo.

Agora que você conheceu os principais benefícios do kefir e como prepará-lo, insira a bebida no seu cardápio para aproveitar todos os seus efeitos positivos na saúde!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.