BCAA engorda ou emagrece? Conheça os efeitos e saiba como tomar!

Os BCAAs são um dos principais suplementos utilizados por atletas e fisiculturistas no mundo fitness. Mas, para quem ainda não o conhece, reina uma grande dúvida: será que o BCAA engorda?

Esse suplemento é um excelente fornecedor de energia para quem pratica uma longa rotina de exercícios físicos. Saiba mais da sua ação no organismo e tire todas as suas dúvidas abaixo para aproveitar o melhor dele nos seus treinos. E, caso queira saber mais sobre as opções de BCAA disponíveis no mercado, clique aqui!

O que é BCAA?

O nosso organismo necessita de 20 aminoácidos para a construção dos músculos e manter o bom funcionamento do corpo ao todo. Mais ou menos metade dessa quantia é produzida pelo organismo. O restante necessita ser adquirido por meio da alimentação (ingestão de proteínas) e da suplementação. Eles são, então, separados em dois grupos:

  • Os aminoácidos essenciais (alimentação e suplementação);
  • Os aminoácidos não-essenciais (o próprio corpo produz).

Os BCAAs são compostos por três aminoácidos essenciais: leucina, valina e isoleucina. Eles são metabolizados dentro do próprio músculo e compõem boa parte do tecido muscular. Ou seja, o BCAA nada mais é do que um conjunto de aminoácidos de Cadeia Ramificada.

Como cerca de 35% de toda a massa muscular do nosso corpo é composta por BCAA, a suplementação com esse elemento não agride o organismo, diferentemente de outros tipos de suplemento.

BCAA: para que serve?

Durante um treino pesado, o BCAA serve como fonte de energia para o seu corpo. Quando ele se esgota, o organismo começa a quebrar o tecido muscular, ou seja, o excesso de BCAA no seu corpo, impede que o mesmo debilite o músculo e você perca massa magra.

Mas afinal, BCAA engorda?

São inúmeras as questões envolvendo o BCAA. As dúvidas se o suplemento BCAA engorda (creatina engorda, whey e bcaa engorda), BCAA queima gordura abdominal, são recorrentes. Por isso resolvemos solucioná-las.

Agora que você já conheceu todas essas características fica mais fácil afirmar: o BCAA não engorda. Os BCAAs são suplementos que não contém calorias, muito menos carboidratos. Também não são estimuladores de apetite. Apenas agem auxiliando na construção muscular.

Se você notar um aumento na balança enquanto ingere o BCAA e pratica exercícios físicos, isso é causado pelo aumento de massa magra. Mas, vale lembrar: a massa magra ocupa um espaço muito menor no seu corpo do que a gordura e é um bom resultado dos seus treinos. De qualquer forma, é fundamental o acompanhamento de um nutricionista para a ingestão de suplementos.

Então, para quem busca saber qual o melhor BCAA para engordar, sentimos dizer, mas o único peso que esse tipo de suplementação oferece é o dos músculos. Mas, existe suplemento para engordar, clique aqui e confira em nossa loja!

BCAA ajuda a perder barriga?

Embora o BCAA não seja um suplemento termogênico que aja diretamente na perda de gordura, ele pode auxiliar indiretamente no emagrecimento por diminuir o apetite, acelerar o metabolismo e diminuir a quebra de proteína muscular.

 

BCAA pode ajudar a perder peso?

As ações do BCAA no organismo são positivas para quem busca a perda de peso e ganho de massa muscular. Então, se você quer perder peso pode desfrutar das seguintes ações do suplemento:

1- Diminuição do apetite

O BCAA age de forma interessante no organizamo. O uso do suplemento aliado com uma dieta restritiva causa um efeito rápido do corpo, pois a ingestão de BCAA sinaliza ao cérebro, que automaticamente diminui o apetite e aumenta o metabolismo. Além disso, ele tem efeito profundo nas ações anabólicas e na sensibilidade à insulina, interagindo com hormônio cerebral serotonina para redução da vontade de comer e da sensação de fome.

2- Aumento do Metabolismo

Além dos efeitos da ingestão do BCAA, esse elemento ingerido juntamente com vitaminas B melhora ainda mais a sinalização anabólica. Ou seja, o BCAA emagrece, reduzindo a vontade de comer, queimando mais calorias, e direcionando a energia para proteína muscular e não para gordura e, isso pode ser melhorado com a ingestão de vitaminas B.

3- Diminuição da percepção de esforço

É comum que com as restrições da dieta e a diminuição das reservas de gordura do corpo, os exercícios se tornem cada vez mais difíceis e a energia cada vez menor. O BCAA ajuda a emagrecer, pois tem a habilidade de diminuir a percepção de esforço durante exercícios, aumentando o seu tempo de academia até a exaustão.

Como tomar BCAA?

O consumo de BCAA pode ser indicado no pré e pós treino, portanto, converse com seu nutricionista para saber o melhor para o seu caso. Geralmente, nos consumos dos BCAAs, são indicados 3 cápsulas antes e 3 cápsulas após o treino.

Consumo de BCAA antes do treino

Consumir o BCAA no pré-treino proporciona um mecanismo para que não ocorra o catabolismo muscular, além de proporcionar uma melhor performance física. Muitas pessoas, inclusive, afirmam que sentem mais energia durante o treino quando consomem o suplemento antes. Esse “pique” realmente existe, pois quando ingerimos o BCAA, a sensação de esforço físico diminui significativamente, e nos exercitamos ainda mais.

Consumo de BCAA depois do treino

O consumo de BCAA no pós-treino acaba por gerar uma fase de anabolismo muscular. É durante o anabolismo que novas fibras musculares são formadas. O consumo do suplemento no pós-treino também traz inúmeros benefícios, entre eles a regeneração muscular. Quando praticamos atividade física, as fibras musculares ficam lesionadas, e é preciso desses aminoácidos para uma boa recuperação, que é necessária para quem deseja a hipertrofia.

BCAA: quanto tomar?

É importante consultar um nutricionista antes de iniciar o consumo de BCAA. Mas, no geral é recomendada a ingestão do BCAA cerca de 30 minutos antes e 30 minutos após o exercício físico para que o organismo possa absorver esses aminoácidos em tempo hábil para melhor desempenho. O ideal é que seja feito o consumo de 4 a 8g de BCAA antes e depois do treino.

 

Quais os efeitos do BCAA?

Além de emagrecimento o BCAA tem efeitos positivos para melhorar a performance nos treinos. São eles:

1- Melhora a recuperação e diminui a dor

A Suplementação com BCAA reduz significantemente a dor muscular e acelerar o processo de crescimento e recuperação.

2- Melhora a síntese de proteína e aumenta o ganho de músculos

A suplementação com BCAA, especialmente durante exercícios, elimina a necessidade de liberar BCAA dos músculos, mantendo a síntese de proteína e crescimento muscular.

3- Previne Quebra de Músculos (Catabolismo)

Tomar BCAA antes/durante exercícios é uma ótima forma de garantir que os músculos não sejam quebrados para conseguir energia.

4- Preserva os músculos enquanto se queima gordura

Suplementar com BCAA é uma forma fenomenalmente eficaz de preservar músculos enquanto se queima gordura, especialmente para quem faz muitas sessões de cardio.

5- Aumenta a imunidade

O BCAA pode ajudar a preservar glutamina armazenada, um aminoácido que é importante para a função imune.

 

BCAA: efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais causados pelo uso do BCAA, pouco comuns, mas possíveis, são:

  • Depressão;
  • Alterações na glicose sanguínea;
  • Perda da coordenação motora;
  • Sobrecarga dos rins (em pessoas que já apresentam comprometimento das funções renais);
  • Náuseas;
  • Dores de cabeça;
  • Agravamento da Esclerose Lateral Amiotrófica.

Apenas não se esqueça: um bom uso do BCAA inclui uma dieta balanceada e muito consumo de água para manter-se sempre hidratado.

BCAA preço: onde comprar?

O preço do BCAA varia de acordo com 3 fatores: 1) quantidade; 2) marca; 3) tipo (cápsula ou pó). Entre na loja do Madrugão Suplementos e encontre as melhores ofertas e condições de entrega, clique aqui!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.