05 Práticas que Podem Arruinar o Treino e Impedi-lo de Ganhar Massa Muscular

banner_blog_636x277_11

Para desenvolver a musculatura ou queimar gorduras, é preciso manter uma rotina de exercícios e uma dieta balanceada. Porém, mesmo fazendo isso, muitas pessoas não conseguem ter resultados satisfatórios. Qual o problema? Na maioria das vezes, são apenas pequenas práticas que estão arruinando o seu treino. Saiba quais são as mais comuns logo abaixo:

  • Tempo de descanso entre as séries;
  • Cada treino tem suas particularidades, sendo o intervalo (entre as repetições e de um exercício para outro) um dos pontos mais relevantes, mas que é constantemente negligenciado. Esse descanso é essencial para a remoção do ácido lático dos músculos, evitando dores durante o exercício. Por outro lado, caso esse tempo seja maior do que o necessário, a atividade não realizará o estímulo exigido para obter os resultados.
  • Passar muito tempo na academia. Um bom treino deve durar em torno de 1h, pois passando disso haverá mais malefícios do que benefícios. O ideal é usar o tempo de forma produtiva, aproveitando o máximo do pico de testosterona no organismo. Estudos científicos provaram que ao iniciar uma atividade física há uma elevação natural do nível do hormônio no organismo, porém, esse pico dura apenas 45 minutos. Além disso, não exceder no tempo do treino ajuda a prevenir o catabolismo, um dos pesadelos de quem malha pesado.
  • Manter a mesma série de exercícios por muito tempo. O seu corpo não gosta de rotina. Ter o mesmo treino por muitos meses diminui drasticamente o efeito conseguido com os exercícios. Isso acontece porque os resultados são obtidos por meio do estresse muscular. Com o tempo, o corpo se acostuma com a série, reduzindo esses efeitos e fazendo com que o treino pare de “dar resultados”, podendo até mesmo provocar perda do que já foi conseguido.
  • Pular Exercícios. É impossível encontrar alguém que diga que adora fazer todos os exercícios que constam em sua ficha. Por isso, algumas pessoas decidem pulá-los ou substituí-los por similares.  Essa atitude é bastante prejudicial, pois cada exercício foi pensado para um treino completo e que consiga estimular todos os músculos necessários. Isso evita que o atleta possa desenvolver qualquer diferença estética ou sofra lesão.
  • Usar uma carga que não seja a ideal. A frase “quanto mais peso melhor” está completamente errada. A carga utilizada deve ser exatamente o que você aguenta, nem maior e nem menor. É preciso causar o estímulo necessário, se for possível realizar isso com 10kg ótimo, se só com 50 kg, ótimo também.

Musculação não é uma competição de quem levanta mais. Exceder os limites, além de tornar o seu treino ineficaz, pode causar lesão grave.

Seguindo essas dicas, você conseguirá manter um treino efetivo e alcançar os resultados que você tanto espera!

2 comentários em “05 Práticas que Podem Arruinar o Treino e Impedi-lo de Ganhar Massa Muscular”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.