Muito se diz sobre o fenômeno do catabolismo muscular no mundo da musculação e das academias. Entretanto, poucas pessoas entendem realmente o conceito. O máximo que você precisa saber para a vida prática é que você deve evitar o catabolismo.
É aí que está o problema. Dizem que comer certas coisas e se comportar de uma maneira específica depois de treinar incentiva o catabolismo. Assim, as pessoas param de desempenhar essas ações. Entretanto, podem não saber ao certo o que tudo isso significa.
Foi para tirar as suas dúvidas que resolvemos preparar esse conteúdo de qualidade, que te explicará tudo sobre o catabolismo e sobre como você pode evitar que ele ocorra. Assim, você já poderá falar com propriedade do assunto, além de melhorar a sua rotina de treinos. Fique atento as nossas explicações e conheça mais!
O que é o catabolismo muscular?
Você sabe como o seu corpo consome e armazena energia? Basicamente, possuímos um armazenamento de energia chamado de glicogênio em nosso corpo, e ele é o responsável por guardar toda a gordura para usos energéticos. Quando você come carboidratos, por exemplo, o seu corpo faz esse armazenamento.
Dessa maneira, quando você está praticando atividades físicas, o seu corpo pode usar essa energia guardada para fazer com que você se mova, levante peso, entre outras ações que precisam de mais esforço.
Quando esse armazenamento de energia se acaba, pois você não comeu nas últimas horas, por exemplo, o corpo tem uma alternativa de emergência. Ele começa a queimar a gordura do seu corpo para conseguir a energia necessária para te manter em pé.
Quando as gorduras acabam também, o cenário se torna mais prejudicial, pois o seu corpo precisará queimar os músculos, única reserva que ainda pode ser usada. E isso é um grande problema para quem quer ganhar massa.
De maneira geral, mesmo que você esteja tentando emagrecer, não é uma boa ideia tentar perder gordura dessa maneira. Você deve entender que existe um emagrecimento bom e outro ruim, e esse é o ruim.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o fenômeno que chamamos de catabolismo, podemos prosseguir. você deve estar seguro de que essa não é uma maneira saudável de viver, e de que isso precisa ser evitado.
Com essa constatação em mente, vamos te ajudar. Acompanhe a seguir algumas dicas para saber melhor como evitar o fenômeno do catabolismo e conseguir os resultados da academia com mais qualidade e eficiência.
Não fique mais de 3 horas sem comer
Ficar mais de 3 horas sem comer não é uma boa ação de nenhuma maneira. É claro que esses números podem até ser relativizados. Existem pessoas que, por exemplo, ficam 4 horas sem comer e passam bem. Entretanto, esse é um caso mais raro, e não deve ser tomado como regra na hora de se alimentar.
Se você ficar mais de 3 horas sem comer, o seu organismo já vai começar a precisar de uma queima de gorduras para continuar funcionando. Assim, você já estará perdendo em termos de acúmulos do metabolismo, que são importantes para uma vida saudável.
Consuma carboidratos normalmente
Muitas pessoas que querem emagrecer pensam em fugir dos carboidratos. Mas será que essa é mesmo a melhor das alternativas? Na verdade, até quem quer perder muito peso precisa comer o mínimo de carboidratos. Caso contrário, a pessoa corre o risco de emagrecer sem qualidade de vida.
Por isso, você precisa de pelo menos um pouco de carboidratos nas 3 refeições mais importantes do dia, o café da manhã, almoço e jantar. Cuidado só para não exagerar e acabar se entregando, pois você pode ganhar aqueles quilos que quer perder.
Invista nos shakes
Shakes são boas opções para quem quer emagrecer e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. Eles podem ser muito nutritivos, dependendo do que você colocar, e podem te ajudar a manter os seus níveis de proteína e carboidrato de acordo com as quantidades necessárias.
Ao produzir um shake, você pode inventar da maneira que achar melhor. Não se esqueça de colocar muitas frutas, um pouco de leite e algum suplemento na composição. Você deve tentar fazer com que o shake tenha o valor de uma refeição pequena, como um lanche. Assim, você não perde nada!
Faça uma boa suplementação
A suplementação é essencial se você quer ganhar uma quantidade maior de massa magra, mas não quer ganhar peso. Muitas pessoas não querem entrar nessa atividade, mas não tem jeito. Você vai precisar tomar pelo menos um suplemento natural de proteínas.
Algumas pessoas perdem armazenamentos corporais muito rápido. Se esse é o seu caso, você pode pensar em combater isso com a ajuda de alguns suplementos. Eles farão com que você tenha mais desenvolvimento muscular. Mas cuidado, pois isso não te impede de comer de 3 em 3 horas, como é o recomendado.
Tenha proteínas em seu prato
As proteínas são extremamente importantes se você quer melhorar o seu rendimento na academia. Afinal, são elas que farão os seus músculos se recuperarem e aumentarem de tamanho no final do processo. Por isso, você deve comer muitos alimentos que possuam esse componente.
Não se esqueça de selecionar bem. O ideal mesmo é comer fontes de proteína de carnes magras, como é o caso da carne de frango ou de peixe. Evite ficar com a barriga pesada depois do treino, ou você pode se sentir muito mal. Para que não tenha erro, você pode ficar longe das carnes vermelhas.
Coloque frutas e verduras nas refeições
Por fim, você vai precisar das frutas e verduras. Elas contém os nutrientes e as vitaminas necessárias para manter o seu metabolismo. Algumas pessoas podem até argumentar que esses alimentos não desenvolvem a estrutura muscular, mas eles são importantes para o seu organismo e para a sua imunidade.
Coloque pelo menos uma verdura no prato, e você pode usar as frutas como uma sobremesa. Elas alimentam bem e evitam que você sofra as consequências de um esforço muscular sem cuidados depois.