Aqui no blog sempre tentamos sanar as dúvidas dos nossos leitores ao máximo. E um assunto que anda pairando pelo ar e trazendo alguns mitos junto com ele, dentro do universo da musculação, são as diferenças entre hipertrofia e definição muscular.
Afinal, o que são cada um deles? Muita gente ainda pensa que esses dois termos significam a mesma coisa, mas não.
Existem muitas diferenças, e saber quais são elas é fundamental para você alinhar o seu plano de treino com os resultados que você deseja dentro da academia.
Vem comigo para entender mais sobre as diferenças entre hipertrofia e definição muscular!
Hipertrofia X Definição
Se você achou que quem entra na academia só está atrás de aumentar o tamanho dos músculos, achou errado!
Na verdade, esse é um equívoco bastante comum que as pessoas cometem até irem fazer a matrícula na academia e se deparam com o educador físico responsável perguntando qual o objetivo delas ali.
Quem não está interessado no ganho de massa muscular, geralmente, está à procura da definição ou perda de peso, através dos exercícios.
E o que é definição?
Definição dos músculos é quando os músculos são trabalhados para ficarem evidentes (serem vistos sobre a pele), mas sem aumentarem o seu volume.
A tonificação, nesse caso, acaba sendo mais uma necessidade de emagrecimento, já que o foco também é a eliminação da gordura corporal.
Pensa comigo: você não concorda que eliminar X porcentagem de gordura seja mais fácil do que aumentar X porcentagem de massa magra? Por isso a definição muscular acaba sendo uma aliada para quem está em busca do emagrecimento.
Por outro lado, a hipertrofia descarta a queima e foca nos exercícios de força e alta intensidade.
O seu conceito é fácil de entender e nada mais é do que o ganho de massa muscular e o aumento do diâmetro dos músculos (aqui que entram os famosos “marombeiros”).
Em resumo dos conceitos:
Definição (tonificação): definir os músculos, diminuindo o percentual de gordura corporal.
Hipertrofia: ganhar massa magra, construir músculos volumosos.
Como deve ser um treino para definição?
As pessoas que buscam a definição muscular precisam apostar nos treinos com mais repetições e menos peso.
Os treinos que ajudam a aumentar a resistência, como correr, pedalar e outras atividades aeróbicas, utilizam o oxigênio e nutrientes como a glicose, gorduras e carboidratos como as principais fontes energéticas durante os exercícios.
Isso ajuda na queima de gorduras e na melhora do tônus muscular.
Se você aliar essa rotina de treinos com uma dieta equilibrada, será mais fácil para chegar nos seus objetivos com resultados mais satisfatórios, inclusive na balança.
Lembrando que é importante que se façam esses exercícios que trabalham o corpo todo e não divida a musculatura em grupos (como acontece nos treinos de hipertrofia).
E o treino para hipertrofia?
Com a hipertrofia já mudamos toda a história.
Se para a definição é necessário apostar nos treinos com mais repetições e menos peso, para alcançar a hipertrofia deve-se prezar menos repetições e manter o peso no limite da pessoa. Ou seja, é um treino anaeróbico, que trabalha a força.
Na rotina de treinos, o mais indicado é o treinamento por divisão de grupos musculares em AB (grupo superior e inferior), ou ABC (geralmente, dividido em treinos de empurrar, puxar e de pernas).
Para quem já está em um nível avançado, pode apostar na divisão em ABCD (agrupa um grupo muscular grande com um pequeno), ou até ABCDE (cada parte do corpo tem um dia de treino especifico), que vai trabalhar os músculos de uma forma mais intensa.
Apenas lembre-se de ter cuidado para não repetir a mesma musculatura várias vezes.
Vale lembrar da importância de respeitar os momentos de descanso necessários para a recuperação das fibras musculares que sofrem microlesões durante a atividade (esse efeito é importantíssimo para a construção de um músculo mais volumoso).
Para quem começou a treinar agora, o melhor seria realizar um treino único, focando no básico (supino, remada, puxada e agachamento).
Para construir esses músculos volumosos, é exigido maior esforço físico do indivíduo, dedicação com o tempo para a academia e alimentação adequada.
É necessário ter acompanhamento especializado?
Não só é necessário como também vai te direcionar corretamente ao melhor treino, através da avaliação do seu perfil físico e seus objetivos.
O acompanhamento de um nutricionista também é fundamental para orientá-lo na alimentação, mantendo uma dieta equilibrada e saudável, que te ajuda a chegar aos seus resultados mais rápido e com saúde.
Suplementação para definição muscular e hipertrofia
Depois de definidos os seus objetivos, sejam eles de hipertrofia ou de definição muscular, você pode contar com a ajuda da Madrugão Suplementos que oferece várias opções de suplementos alimentares, tanto para o ganho de massa muscular quanto para a hipertrofia.
Inclusive, temos uma matéria que aborda os principais suplementos desportivos no Guia da Suplementação. Clique aqui para saber mais.