Que atleta nunca levou uma pancada durante o exercício, sofreu com a tendinite ou entorses? Amador ou esportista de alta performance, não importa: ambos correm riscos de sofrer com as lesões musculares durante a prática da atividade física.
Estando sujeito a esses acontecimentos, torna-se importante saber como evitar lesões na academia, e é isso que você vai descobrir nessa matéria.
Muitas pessoas costumam pensar que os exercícios físicos em maior quantidade acabam trazendo mais benefícios à saúde.
Na verdade, a partir de certo ponto, os efeitos benéficos da atividade estagnam e passam a ser voltados apenas para o aumento da performance física, e com ela os riscos das lesões comuns na academia tendem a aumentar.
À medida que esses riscos ficam maiores, é importante passar por um acompanhamento médico regularmente e ter a instrução de um educador físico para alinhar os seus objetivos e perfil físico com uma rotina de treinos segura.
Causas comuns de lesões na academia
As causas de lesões comuns na academia são, geralmente, por over use, quando as articulações ou os músculos são expostos a um uso excessivo, causando um trauma de repetição, como a tendinite e a canelite.
Errar o movimento durante o treino também é um fator de risco para o esportista se lesionar, pois independentemente do tamanho da carga ou da frequência do exercício, fazer o exercício de forma errada machuca.
Por isso, é importante a instrução de um profissional de educação física durante o treino.
Alguns outros exemplos de lesões e suas causas são:
- Cãibra – contração de um músculo acompanhada de dor, causada por falta de condicionamento físico e fadiga.
- Luxação – deslocação de um osso da articulação, causada por uma força agindo diretamente (ou indiretamente) sobre uma articulação, colocando o osso em uma posição não comum.
- Lombalgia – dores na região da lombar, geralmente, causadas pela má postura.
- Bursite – inflamação que ocorre na Bursa, ocasionada pela repetição excessiva dos músculos e uso das articulações.
- Contusão muscular – lesão por impacto, sem causar ruptura da pele, causada pelo uso da técnica errada durante o exercício.
- Distensão muscular – estiramento ou rompimento das fibras musculares, causado devido ao esforço exagerado.
Como identificar a lesão muscular
As lesões comuns na academia vêm acompanhadas de uma dor súbita, de intensidade que varia de acordo com o tipo de lesão.
As lesões que não são tão sérias, não impedem que você dê continuidade ao exercício, mas podem exigir repouso após o treino.
As lesões que te impeçam de continuar com a atividade são de grau mais sério, e precisam de atendimento médico para uma avaliação precisa do que aconteceu e encaminhamento para o melhor tratamento.
Como evitar as lesões na academia
Sabendo as causas mais comuns que favorecem uma lesão muscular, a boa notícia é que elas podem ser prevenidas. Abaixo, você pode conferir como evitar as lesões na academia a partir dessas 9 dicas. Confira!
1) Não inicie sem aquecimento: o aquecimento é importante para colocar o corpo em um estado ativo para realizar os exercícios físicos.
Isso porque ele começa a bombear sangue para os músculos, elevar o ritmo cardíaco e a frequência respiratória, evitando as lesões que podem acontecer no início da atividade.
2) Faça os exercícios de maneira correta: além de prejudicar os seus resultados, executar os movimentos corretamente evita as lesões nos músculos e articulações.
Para isso, peça sempre a ajuda do educador físico responsável.
3) Aumente a intensidade gradualmente: é comum vermos amadores usarem cargas altas logo no início achando que vão aumentar os músculos mais rápido. Não é assim!
Além de aumentar o risco de distensão muscular, e uma série de outras lesões, isso compromete os resultados.
Quando quiser aumentar um peso, por exemplo, limite-se a um aumento de 10% por semana, ou como o seu personal trainer orientar.
4) Observe os sinais do seu corpo: está doente ou cansado? Pode ser o seu organismo pedindo por repouso para se recuperar de um esforço intenso.
Dores após o treino, que ultrapassam o período considerado normal, também merecem atenção.
5) Respeite o período de descanso: é durante o descanso que os seus músculos irão se recuperar dos movimentos e aumentarem de tamanho. Respeite esse tempo.
6) Siga o que seu treinador disser: o educador físico que montou o seu plano de treinos sabe o que está fazendo, afinal, ele estudou para isso.
Portanto, respeite as instruções que ele passar. Só essa atitude te livrará de uma série de lesões que podem acontecer por erros de treinamento.
7) Mantenha-se hidratado: a água é a responsável por te hidratar e oferecer os minerais que são perdidos durante a atividade física.
As bebidas esportivas, como o Gatorade, também são boas opções para treinos que levem mais de uma hora ou em dias muito quentes.
8) Coma corretamente: um plano alimentar que respeite as suas necessidades nutricionais e objetivos desempenha um papel importante para evitar as lesões, pois garante ao seu corpo vitaminas e nutrientes essenciais para realizar os exercícios.
9) Complemente com os suplementos alimentares: somente a alimentação pode não fornecer ao seu organismo tudo que ele precisa, dependendo da sua rotina de treinos e comprometimento com o plano alimentar.
Alguns suplementos, como a Glutamina, BCAA’s e Whey Protein, ajudam de alguma forma na recuperação muscular ou no fornecimento de nutrientes necessários e energia para a realização de treinos intensos.
Vá pelo caminho mais seguro
Uma boa maneira de como evitar as lesões na academia é indo pelo caminho mais seguro.
Como?
Escutando as orientações do seu médico, do nutricionista e do educador físico que acompanham o seu treino já é um excelente começo.
Prestar atenção nos sinais que seu corpo dá de fadiga e dores, também te auxiliam a prevenir as lesões.
Pegue leve no começo, caso seja iniciante, e caso não for, aumente gradualmente a intensidade dos treinos para não sobrecarregar os seus músculos e articulações até chegar em uma rotina mais complexa.
Bom dia estou com tendinite no ombro não sinto dores forte não bem leve posso continuar treinando normal ?
Oi Edvan, tudo bem com você?
Queremos oferecer todos os caminhos possíveis para você alcançar seus objetivos. Exatamente por isso, recomendamos que você procure um profissional especializado, só ele pode fazer uma avaliação física completa de você e te orientar corretamente.