Luta: benefícios além do físico

lutaHá diversas formas de potencializar os efeitos do treino, seja usando suplementos como a caseína ou whey, seja aumentado a intensidade de certos exercícios, entre outras coisas. Mas saiba que dá para fazer muito mais! Existem atividades que são capazes de tornar o seu treino mais eficiente e ainda trazer motivação para as suas atividades dentro e fora da academia.

Os esportes de combate, luta e artes marciais, são encontrados com facilidade em academias no Brasil e oferecem benefícios que vão muito além de um corpo definido. O praticante aprende noções de disciplina e convivência, desenvolve a agilidade, o autocontrole, etc.

Conheça um pouco mais sobre algumas modalidades e seus principais benefícios:

Boxe:
Um esporte de combate antigo de origem inglesa, onde os combatentes usam apenas as mãos para se atacar e defender. Há uma série de golpes que requerem atenção do atleta e astúcia, pois é preciso escolher a hora mais oportuna para aplicar cada um deles.

Esse esporte trabalha diversos músculos dos braços, abdômen e perna, além de requerer pernas fortes e resistentes. O ringue de boxe é um espaço onde o atleta aprende a usar toda a sua energia de forma saudável e focada. Diminui consideravelmente os níveis de estresse.

Muay Thai:
De origem tailandesa, essa arte marcial é uma das mais completas e explosivas que existem, já que seus golpes usam os joelhos, punhos, pés, canelas e cotovelos. Ao utilizar esse conjunto de membros, a luta leva a definição dos músculos do abdômen, glúteos, pernas e braços.

Ao praticar um esporte de combate como esse, os atletas também percebem melhoras na autoestima, se sentindo mais confiantes e seguros, e a prática constante auxlia na conquista de um sistema imunológico mais resistente.

MMA (Mixed Martial Arts):
As lutas marciais mistas reúnem tanto golpes de combates de chão quanto em pé. A modalidade tem se tornada muito famosa graças aos campeonatos que consagraram atletas como Anderson Silva e Minotauro.

Perfeito para atletas com grande força física e também para aqueles que dominam técnicas do jiu-jitsu, que não requer grande uso de força. Essa modalidade de luta talvez seja uma das mais completas, visto que mistura técnica de lutas diferentes. Além de trabalhar diversos conjuntos de músculos, seus benefícios incluem o aprendizado da disciplina, respeito e autocontrole.

Capoeira:
Luta de origem brasileira que une diversos tipos de golpes. Os participantes colocam o que aprendem em prática nas chamadas rodas de capoeira, com acompanhamento de músicas tradicionais.

Os golpes da capoeira trabalham a flexibilidade, coordenação, agilidade, velocidade, resistência, equilíbrio e ritmo, já que os golpes precisam acompanhar a música. Além disso, os atletas também precisam desenvolver criatividade e astúcia para conseguir desenvolver bem o combate.

Jiu-jitsu brasileiro:
Essa modalidade de jiu-jitsu foi criada por Hélio Gracie, baseado, em parte, nos conhecimentos adquiridos com o mestre japonês Mitsuyo Maeda, patriarca da famosa família Gracie, responsável pela difusão do esporte no Brasil. Talvez o maior diferencial dessa arte seja o fato de poder ser praticada principalmente por pessoas com físico mais frágil ou menor, já que usa mais técnica do que força na execução dos golpes.

Praticar o jiu-jitsu traz benefícios que vão desde o aumento da flexibilidade, aprendizado de técnicas de defesa pessoal, perda de peso, ganhos psicológicos como autoestima e disciplina, até um maior conhecimento sobre o próprio corpo.

E a musculação?

Praticar esportes e musculação são uma combinação explosiva, já que os dois trabalham juntos potencializando os resultados e elevando os níveis de energia e resistência necessários para aguentar qualquer treino.

Continue acompanhado nosso blog para mais dicas e sugestões de suplementos, exercícios e alimentação.

Bom treino!

1 comentário em “Luta: benefícios além do físico”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.