O que é a Dieta Dukan? Descubra como fazer

Atualmente, existem os mais variados métodos de emagrecimento para se conseguir perder um bom peso em pouco tempo espalhados pela internet. No entanto, nem todos conseguem funcionar como verdadeiramente deveriam e acabam por deixarem muitas pessoas frustradas e com o sistema metabólico afetado por tantas restrições nutricionais sem necessidade.

A Dieta Dukan foi desenvolvida por um especialista, sendo bem confiável, e surgiu como uma alternativa a estes métodos não tão funcionais (pois ainda existem pessoas que querem efeitos rápidos e satisfatórios, mas não sabem em que dieta confiar), favorecendo o organismo de maneira simplificada para conseguir fazer com que você possa perder até 3kg por semana de aplicação da dieta.

Você gostaria de saber mais sobre a Dieta Dukan? Como ela é feita, quais os valores nutricionais diários da dieta, e ainda vantagens e desvantagens do método? Se sim, está no post certo! Iremos responder estas e mais outras perguntas referentes a esta dieta e te deixar informado por inteiro sobre, para que você possa ingressar finalmente em algum método de emagrecimento extremamente confiável e saudável! Vamos lá!

O que é a Dieta Dukan?

A Dieta Dukan é um método de emagrecimento desenvolvido por um doutro especialista no assunto, ele fez questão de registrar todas as informações sobre a dieta que ele fez em um livro intitulado de “A Dieta Dukan”, neste exemplar ele conta tudo sobre como fazer para emagrecer com este método, quais os alimentos permitidos e ainda muitas outras informações à respeito. Este livro já vendeu mais de 1,5 milhões de exemplares em todo o mundo, chegando depois ao Brasil e acabando por encantar diversas pessoas, dentre os famosos que fazem uso do método está a modelo Gisele Bundchen e a atriz Jessica Szohr.

Como ela é feita?

A Dieta Dukan é baseada principalmente em quatro fases, que devem ser seguidas à risca de acordo com as informações associadas a cada uma das fases, valendo lembrar ainda que cada uma delas é uma sequência da anterior. Ela é um método de emagrecimento que valoriza o consumo de proteínas e restringe o consumo de carboidratos, afinal o Doutor Dukan acredita, de acordo com estudos aprofundados, que a chave principal para o sucesso na perda de peso é a ingestão de proteínas sob medida, se acordo com as instruções semanais.

A Dieta Dukan começa restringindo ao máximo o consumo de carboidratos, e pede que você corte quase em 100% o seu consumo, indicando que seja ingerida apenas uma pequena porção de farelo de aveia intercalado em refeições, com o intuito de não deixar quem faz uso da dieta cm um valor nutricional insuficiente a demanda corporal, mas também fazer com que o corpo se acostume com os novos padrões, estimulando ele a queimar a gordura localizada para produção de energia e condução das demais atividades corporais. É bom dizer ainda que legumes, como espinafre e repolho, que mesmo contendo baixo teor de carboidrato, mesmo assim são extremamente proibidos no começo da dieta (1ª semana).

A alimentação, como já falamos, deve ser rica em proteína e ausente de altas taxas de carboidratos, dessa forma ela proíbe o consumo de gorduras em excesso, como bifes de carne bovina e aves, te deixando apenas com opções mais balanceadas e favoráveis ao método, como os alimentos ricos em proteínas magras. Definitivamente você conseguirá emagrecer com sucesso e em pouco tempo!

Dr. Dukan e sua teoria

A teoria do Doutor Dukan se baseia em alguns ideias que ele mesmo identificou de acordo com seus estudos aprofundados, eles são os seguintes:

  • As proteínas têm cadeias mais complexas formadas por aminoácidos fortemente ligados, requerendo um maior esforço corporal para que sejam quebradas e absorvidas pelo organismo. Isso faz com que o estômago esvazie mais lentamente e a sensação de saciedade seja prolongada, pois ele estará ocupado por um bom tempo fazenda digestão das proteínas.
  • Enquanto o corpo trabalha com um bom esforço para conseguir absorver as proteínas presentes no alimento que você ingeriu, ele estará gastando calorias. Durante o processo muitas calorias do que você comeu são destinadas à si tese das proteínas, fazendo com eu você coma uma quantidade e que fique no seu copo outro valor em calorias, pois uma parte dela já foi utilizada na digestão da refeição.
  • Os carboidratos, por um lado, devem ser evitados pois ao serem digeridos no organismo estimulam a secreção de insulina, que uma vez aparecendo farão com que os níveis de armazenamento de gordura aumentem.
  • A gordura deve ser evitada porque contém muitas calorias, que sobrarão depois do processo de digestão em grade quantidade, acabando por serem armazenadas no corpo em forma de gordura localizada.
  • Outro fator importante é que as gorduras apenas reduzem o apetite por pouco tempo, a saciedade passa logo, elevando ainda o risco de aparecimento de doenças cardíacas a curto e longo prazo.
  • Para finalizar, uma frase do Doutro: “Você não pode reduzir a sua própria gordura ingerindo gorduras provenientes de outras fontes.”

Alimentação e perda de peso

Na Dieta Dukan, você pode perder até 3kg por semana de uso, pois como já especificamos existem quatro fases divididas em semanas que devem ser seguidas à risca em orientações pré-estabelecidas para que você alcance êxito no processo deste método de emagrecimento.

Os alimentos permitidos são os que estão enquadrados nas especificações dadas pelo Doutor, com baixo índice de carboidrato e alto nível de proteínas. Vale lembrar ainda que você deve consumir 1,5 litros de água todos os dias durante toda a fase do processo de emagrecimento. Você ainda pode tomar algum chá, café ou um chá verde para complementar a quantidade de líquido (1,5l), mas o que mais é recomendado é que se faça uso da água mineral mesmo, afinal ela tem baixo teor de sódio e vai te ajudar a emagrecer com qualidade.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Ela é motivante, por te dar a oportunidade de perder um bom peso em poucos dias.
  • Ela prescreve tudo para que você não se perca durante o processo.
  • Serão poucas as opções de refeições, sendo assim bem fácil conseguir estipular um cardápio para a semana inteira.
  • Você não precisa pesar nada nem contar calorias
  • A dieta te estimula a comer menos gordura e sal, te ajudando a adquiri hábitos saudáveis para a reeducação alimentar que deve vir posteriormente à dieta.

Desvantagens

  • Não há opções flexíveis de valores nutricionais na dieta.
  • As combinações de alimentos são limitadas, levando ao enfado de algumas pessoas
  • Com poucas calorias você pode ficar cansado e com bastante fome em alguns momentos
  • É preciso adotar método vegetariano
  • Em alguns momentos pode exigir custos maiores com alimentos

Como fazer a Dieta Dukan

1ª semana
Ataque: consuma alimentos ricos em proteínas e com baixo nível de gordura e carboidratos.
2ª semana
Cruzeiro: mesmas orientações, aliadas a adição limitada de vegetais todos os dias.
3ª semana
Consolidação: vai te ajudar a manter o peso, continue com as mesmas orientações e acrescente aos poucos mais vegetais todos os dias e algumas frutas.
4ª semana
Estabilização: é a fase do comprometimento, adote a ingestão de 3 colheres de sopa de farelo de aveia todos os dias e siga durante a semana comendo normalmente como antes, só nas quintas que voe leva em conta as orientações da fase de taque. Boa sorte!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.