Alérgicos e intolerantes à lactose podem consumir Whey Protein?

Whey Protein

Com o verão chegando, as academias vão ficando cada vez mais cheias, e também aumenta o número de pessoas em busca de suplementos que potencializem os treinos e resultados. Um dos suplementos alimentares mais consumidos e procurados é o Whey Protein, composto por proteínas do soro do leite, e que auxilia no aumento da massa muscular. Aí vem a dúvida para aqueles que possuem intolerância ou alergia à lactose: posso ou não consumir o Whey Protein?

Intolerância  X  Alergia

As pessoas com intolerância à lactose têm organismos que não conseguem digerir o açúcar existente no leite e nos seus derivados, algumas parcialmente, outras completamente. Existem alguns tipos de disfunções que podem ocasionar este tipo de intolerância, e a mais comum é a deficiência na produção da lactase, uma enzima digestiva responsável pela quebra e decomposição da lactose, o açúcar do leite.

Já os que são alérgicos ao leite não enfrentam o problema no momento de fazer a digestão dos açúcares do leite. Nesses casos, o sistema imunológico rejeita as proteínas do leite, e não há como ingerir nenhuma quantidade de leite ou seus derivados.

Whey Protein, pode ou não pode?

O whey protein isolado é composto por até 98% de proteína isolada, ou seja, praticamente pura. Contém uma quantidade mínima, quase indetectável, de gorduras e açúcares do leite, e por isso pode ser consumido tranquilamente por quem tem intolerância à lactose, mesmo que num grau elevado.

Já os que tem alergia ao leite, que se liga diretamente às proteínas, não podem ingerir nenhum tipo de whey protein ou derivados de leite ou proteína do leite.

O Whey Protein é uma ótima fonte de aminoácidos essenciais, concentrado em proteína e sem adição de gorduras. É rico em antioxidantes e auxilia na retenção de nitrogênio, fortalecendo o sistema imunológico, auxiliando no crescimento da massa muscular magra e reduzindo a fadiga pós treinamentos mais pesados, o overtraining. Mesmo que você não tenha alergias, é fundamental procurar um médico antes de iniciar qualquer suplementação alimentar.

Este artigo foi originalmente publicado em 3 de setembro de 2014 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.

3 comentários em “Alérgicos e intolerantes à lactose podem consumir Whey Protein?”

  1. A Pronutrition tem um whey de proteína isolada, ou seja, sem lactose e a base de soja, é perfeito para uma dieta vegana e intolerantes que buscam suplementação de qualidade e com sabor. Eu uso e aprovo!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.