Dieta ou Reeducação Alimentar?

Quando você pensa em entrar para uma academia, uma ideia muito recorrente para acompanhar os treinos é a dieta ou a reeducação alimentar. Normalmente, as pessoas procuram o auxílio de um nutricionista, que será responsável por programar uma dieta que funcione para cada tipo de corpo tratado.

Devemos pontuar aqui que mudar a maneira de se alimentar deve ser o objetivo de todos, não importa se a pessoa está acima do peso ou quer ganhar mais massa. O fato é: é muito difícil frequentar uma academia e atingir o esperado sem a ajuda de uma alimentação balanceada e necessária.

Para atestar isso, vamos pensar em um erro comum dos frequentadores de academias. Quando alguém quer ganhar massa, pois se sente muito magro, é normal que a pessoa comece a comer mais calorias. O perigo está na procedência dessa comida. Muito têm a ideia de que comer mais gordura fará ganhar mais peso.

Realmente, é verdade, mas você ganhará um peso que não é saudável. É diferente de ingerir alimentos balanceados e ganhar a massa muscular magra, que é a que não contém gorduras tóxicas ao organismo.

Como começar a se alimentar bem?

Essa é uma coisa fácil para quem fala, mas pode se tornar muito difícil de praticar. O mais recomendado é que você vá ao nutricionista e explique seus objetivos ou queixas. É comum que as academias indiquem um profissional ou recomendem que você visite o seu médico. Por isso, já se adiante e chegue ao treino com as demandas orientadas e com a dieta feita.

Uma boa ideia é colocar em sua casa uma tabela ou planilha de alimentação e de horário perfeitos para realizar cada refeição. Você pode pensar que para emagrecer, por exemplo, você deve comer menos. Ao chegar no nutricionista, ele pode te falar que você precisa comer de três em três horas. Se você ficar sem entender, não se preocupe.

A resolução desse problema é simples e parecido com o anterior. Realmente, comer menos emagrece, mas você perderá peso do jeito incorreto, e isso não será saudável. Comer os alimentos certos com frequência fará você emagrecer do jeito correto.

Uma outra ideia é entender um pouco a mais sobre as calorias das comidas, os tipos de gordura que nosso corpo pode entrar em contato e os benefícios, assim como os malefícios, de determinada alimentação. Isso te ajudará a ser mais independente do seu médico, e até do seu treinador, no caso de possuir um.

É fácil você se deparar com alimentos que não foram recomendados, e não saber se eles fazem mal ou bem. Uma olhada rápida na tabela nutricional, que está em todas as embalagens, te ajudaria a resolver essa questão sem ter que esperar por uma consulta ou contatar o profissional.

Você pode pesquisar sobre o básico da nutrição ou pedir que alguém com experiência tire suas dúvidas mais frequentes. De qualquer forma, saiba que esse é um passo essencial para quem quer integrar treino na academia e uma alimentação mais eficiente.

Reeducar sua alimentação ou partir para a dieta?

Uma das mais recorrentes questões de quem está pensando em mudar sua atitude em relação à comida é exatamente a escolha entre reeducação alimentar e dieta. Aqui, nós vamos entender melhor cada uma dessas maneiras de se alimentar bem, para que você já chegue no médico com sua escolha feita, e peça as orientações com praticidade. Essas dicas te servirão, também, no caso de serem necessárias para montar seu treino na academia. Por isso, fique atento à lista a seguir. Primeiro, vamos falar sobre reeducação alimentar.

  • Modificação na sua relação com a comida: essa é a definição mais simples da reeducação alimentar. Você foi ensinado a comer de uma maneira, principalmente por sua rotina e pelos hábitos em sua casa. Por isso, é necessário que você aprenda a comer da forma certa de novo.
  • Identificação de hábitos ruins: diferentemente da dieta, a reeducação consiste em primeiro identificar o que está errado em cada refeição que você faz. Você come mais do que o necessário pela noite? Esse pode ser um problema, que inclusive é muito comum.
  • Vigilância da sua rotina: quem quer se reeducar deve estar vigilante a todo instante. Você não precisa necessariamente cortar alimentos da sua rotina, mas inseri-los nos lugares corretos do dia.

 

Agora, vamos falar um pouco sobre a outra maneira de modificar seus hábitos alimentares, que são as dietas.

  • Modificação nos tipos de alimentos: aqui, você não deve estar focado em como você come, e sim no que você come. Esse é o principal objetivo de uma dieta. É claro que um nutricionista fará uma rotina de horários em que você deve consumir cada produto, mas esse não é o objetivo prioritário.
  • Resultados para tendências naturais: a dieta é diferente de uma reeducação, pois ela trata de casos em que existe uma rotina correta, mas a pessoa tem uma tendência natural a estar fora do peso. Isso pode ocorrer por fatores genéticos, principalmente. Se esse é o seu caso, saiba que não adiantará muito continuar consumindo da mesma maneira com horários melhor definidos.
  • Lista de alimentação: se a reeducação já precisava ser um processo controlado, aqui, essa necessidade é ainda mais presente. Além de controlar a rotina de alimentação, você deve prestar atenção ao cardápio que você escolhe. Normalmente, existem vários tipos de dietas, e as pessoas costumam ter uma lista de alimentos permitidos, e outra de proibidos.

 

Já aprendeu as principais distinções entre a reeducação alimentar e as dietas? Reflita sobre qual é a sua causa de falta de equilíbrio no peso. Se for uma questão de hábitos e de educação alimentar ao longo do tempo, é indicado que você faça uma reeducação. Se o seu problema é mais médico, como por exemplo, disfunções no metabolismo – que pode ser acelerado ou mais lento – a melhor opção seria uma dieta. Você ainda pode utilizar métodos alternativos de tratamento, como o uso de estimulantes do organismo ou até suplementos alimentares. Não se esqueça de visitar periodicamente o nutricionista em todos os casos.

3 comentários em “Dieta ou Reeducação Alimentar?”

  1. Reeducação alimentar é sem dúvidas a melhor maneira de conseguir emagrecer e continuar magra(o). Dietas prontas são planos para facilitar a vida de quem não quer ir no nutricionista. Mas sabemos que ir a um nutricionista é a melhor opção.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.