Considerado durante muito tempo o vilão da dieta, agora sabe-se que o abacate reúne propriedades que indispensáveis no processo de emagrecimento. Tudo isso parece muito paradoxal, afinal a fruta é uma das mais calóricas. Mas, em quantidades moderadas ou como ingrediente para pratos mais lights, pode ser consumida sem culpa.
Benefícios do abacate
Seja para emagrecer ou para otimizar o processo de hipertrofia, o abacate é a fonte mais rica em gorduras boas imprescindíveis para alcançar esses resultados. Como são monoinsaturadas, essas substâncias são muito benéficas para a saúde do coração, ajudando a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no organismo. Além disso, a fruta ainda contém diversos nutrientes indispensáveis para uma alimentação saudável, como cálcio, vitaminas A, C e E, ferro, potássio, entre outros.
Para quem pratica atividades físicas em geral, o abacate ajuda na recuperação dos músculos e a evitar desgastes na cartilagem (tecido que protege as articulações) muito comuns durante os treinos. Esse benefício se deve a sua ação anti-inflamatória. Como é fonte de energia, pode ser consumido antes das atividades físicas.
Para quem está querendo emagrecer, o consumo do abacate proporciona sensação de saciedade e, consequentemente, ajuda a maneirar nas outras refeições. Isso acontece porque a fruta é rica em fitonutrientes, ou seja, fibras. Além disso, ajuda a acabar com aquelas gordurinhas acumuladas na região da barriga e dos quadris, porque reduz os níveis de triglicerídeos no organismo, substâncias responsáveis por esses efeitos indesejados.
Já para quem está querendo ganhar músculos, além dos benefícios citados acima, o abacate ainda reduz o estresse porque é fonte de beta sistosterol, que ajuda a controlar o hormônio responsável por essa sensação, o cortisol. Assim, evita que seja produzido em excesso pelo organismo, o que causaria a inibição da queima de gordura e de ganho de massa muscular.
Rico em potássio, o abacate ainda ajuda na recuperação muscular e na absorção de proteínas. Além disso, é excelente fonte de ácido fólico, o que contribui para a formação do tecido muscular e aumenta os níveis de testosterona.
Como incluir o abacate na dieta
Mesmo com tantos benefícios, o abacate deve ser incluído com moderação na dieta, porque é uma fruta calórica. Recomenda-se o consumo máximo de meio abacate duas vezes por semana, de preferência no café da manhã e antes das atividades físicas. Confira algumas receitas lights para utilizar os benefícios da fruta sem prejudicar a sua dieta.
Picolé de abacate
Receita deliciosa para o verão. Faça a massa com dois abacates, uma banana, suco de um limão, uma xícara de água e adoçante. Bata tudo e coloque no congelador em forminhas. Quando estiver pronto, é só saborear.
Smoothie de abacate
Bata no liquidificador os seguintes ingredientes nas respectivas quantidades: duas xícaras de espinafre, uma pêra, 15 uvas, um pote de iogurte desnatado, duas colheres de sopa de abacate e suco de um limão.
Mousse de abacate
Hora da sobremesa agora pode contar com um doce saudável e delicioso, que não prejudica a dieta. O mousse leva meio abacate, uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de cacau em pó. Bata a mistura e saboreie em seguida.