Alimentos e suplementos para prevenir e tratar a celulite, um problema exclusivo das mulheres

Fibro Edema Gelóide (FEG) é o nome técnico e correto da “celulite”. Porém, fora da esfera médica o termo já está consagrado. Trata-se de um distúrbio metabólico que ocorre no tecido subcutâneo gorduroso em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso provocando alterações na superfície da pele tornando-a irregular. Isso ocorre em consequência do acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, que faz com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local afetado com ondulações, retrações e nódulos, que se manifestam externamente através dos furinhos indesejados ou a popular “casca de laranja”.

Apenas mulheres desenvolvem a celulite

 

Nas mulheres, acomete somente o tecido adiposo. Além das particularidades hormonais, uma outra explicação dada é devido à sua configuração anatômica onde os depósitos de gordura se organizam em câmaras verticais facilitando a maior retenção de gordura e fluídos. Nos homens, os depósitos se organizam diagonalmente e em pequenas unidades. Então, além de acumularem menos gorduras, os homens não desenvolvem celulite.

A celulite não é uma condição médica grave, mas pode causar desconforto nas mulheres por causa da aparência que confere à pele. E, ainda, ela torna-se mais evidente à medida que os adipócitos aumentam em função do maior volume de gordura corporal. Consequentemente, as paredes capilares tornam-se excessivamente permeáveis ocasionando retenção localizada de fluidos que não conseguem ser eliminados devido a drenagem linfática estar insuficiente.

Como diagnosticar a celulite

 

A celulite é classificada em 4 estágios: grau I, grau II, grau III, grau IV. Sua avaliação é realizada com o indivíduo em posição ortostática (em pé), sendo observados principalmente na região pélvica, no abdome e nos membros inferiores. Os graus I e II dependem de que se realize uma compressão no tecido para sua identificação. São mais fáceis e rápidos de serem tratados. Já nos graus III e IV, a pele apresenta uma aparência semelhante a um “saco de nozes”, permitindo identificar o acometimento tecidual em qualquer posição que a pessoa se apresente. E, ainda, no grau IV, devido à piora da circulação e da fibrose do tecido, a região afetada fica sensível e dolorida.

A celulite tem origem multifatorial, provocada por:

  • Fatores determinantes – fumo, sedentarismo, estresse, perturbações metabólicas do organismo, disfunção hepática, desequilíbrios glandulares, maus hábitos alimentares;
  • Fatores condicionantes – aumento da pressão capilar, favorecimento da transudação linfática nos espaços intersticiais, dificuldade de reabsorção linfática;
  • Fatores predisponente – desequilíbrio hormonal, genética, idade.

 

Atenção a nutrientes e atividade física no tratamento da celulite

 

Por ser uma alteração esteticamente indesejada, o tratamento se faz importante também por proporcionar aumento da autoestima, bem-estar e melhora da qualidade de vida. Deve ser acompanhado por equipe multidisciplinar e a paciente deve ser orientada à reeducação alimentar e à prática de exercícios físicos diários.

A reeducação alimentar é fundamental para o tratamento do FEG especialmente se existe um quadro de sobrepeso ou obesidade. Sendo importante também a suplementação nutricional para fornecer aminoácidos, vitaminas e minerais importantes para a recuperação dos tecidos e do equilíbrio dos fluídos corporais.

A prática de exercícios físicos regular irá melhorar a circulação sanguínea e linfática que se encontram deficientes, aumentando o metabolismo, melhorando a amplitude de movimento, a mobilidade e flexibilidade, além de dar tônus aos músculos o que contribui com a melhora da aparência do tecido afetado.

Dicas para o tratamento da celulite: alimentação adequada e suplementos específicos

 

Alguns nutrientes/alimentos/suplementos que contribuem no tratamento e recuperação do tecido com FEG – Celulite:

Nutrientes:

Potássio, ferro, vitamina E, boro, coenzima Q10, resveratrol, flavonoides, licopeno, polifenóies, quercetina, silimarina, catequinas e proteínas de alto valor biológico.

Alimentos:

Oleaginosas, cacau, mirtilo, uva, frutas secas, tomate, melancia, goiaba, amora, morango, gojy berry, sementes, maça, cebola, salsa, alecrim, chá verde, leguminosas, cereais integrais, repolho, germe de trigo, algas, rabanete, frutos do mar, banana, abacate, aspargo, sardinha, espinafre.

Suplementos:

Simbiótico e Prebiótico; L-Carnitina; Coenzima Q10; Collagen; Complete Multi-Vit.

A ação sinérgica desses nutrientes/alimentos/suplementos irá:

  • Melhorar a microcirculação sanguínea;
  • Dar resistência às fibras de colágeno;
  • Inibir a ação dos radicais livres;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Ação diurética;
  • Queima de gordura corporal;
  • Reduzir cicatrizes;
  • Regulação e equilíbrio dos líquidos corporais;
  • Auxiliar o fígado a excretar estrogênio, xenobióticos e outras toxinas.

 

Lembrando que, se não houver mudança no hábito de vida da paciente, seus resultados não serão duradouros, serão apenas transitórios e temporários.

1 comentário em “Alimentos e suplementos para prevenir e tratar a celulite, um problema exclusivo das mulheres”

  1. Na verdade é uma dúvida…tenho estaetos hepatica e mesmo fiz dieta …e não consegui diminuir nada …tenho dúvidas sobre isso agora comecei a comer de tudo…e engordei 13 kilos …preciso perder urgente…como faço.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.