Saiba quais são os maiores mitos da Dieta Fitness

banner_blog_636x277_21
Além dos treinos regulares, investir em uma alimentação saudável composta por nutrientes essenciais também é importante para manter a boa forma e garantir que os efeitos tão desejados sejam alcançados. No entanto, a dieta fitness é cercada de mitos que se tornaram populares e são levados a sério por muitas pessoas. Saiba quais são os principais para evitar que eles sabotem os seus resultados:

1º Mito: Para perder peso, é preciso comer menos

Na verdade, não é a quantidade de comida que faz a diferença nos ponteiros da balança, mas as calorias. As pessoas engordam, entre outros fatores, porque comem mais calorias do que gastam durante o dia. Por outro lado, restringir muito o consumo, poderá até emagrecer, mas não será de forma saudável, pois o organismo ficará subnutrido, já que não consumirá uma quantidade adequada de macro e micronutrientes em geral.

Para perder peso de maneira saudável, o correto é realizar ao menos seis refeições por dia, atentando-se à quantidade de calorias ingeridas por refeição.

A saciedade pode ser modulada pelo volume de comida ingerida. Ou seja, é possível comer uma quantidade grande de comida, sem ingerir grande quantidade de calorias, para isso, basta acrescentar na refeição alimentos com grande atividade de água, isto é, alimentos vegetais, que geralmente compõe as saladas, como verduras e legumes, fornecendo muitos nutrientes e poucas calorias, além de promoverem saciedade, por conta dos teores de fibras.

2º Mito: É necessário evitar carboidratos e gorduras

Em um primeiro momento, retirar os carboidratos e gorduras definitivamente de seu prato pode até resultar em perda de peso, porque diminuirá as calorias ingeridas. No entanto, com o passar do tempo, essa atitude prejudicará em diversos sentidos o organismo. Isso porque, os carboidratos são os principais combustíveis para o corpo, inclusive para o cérebro.
As gorduras, entre outras funções, participam da produção de diversos hormônios, inclusive a testosterona. Restringindo o consumo descomedidamente alterará todo o metabolismo do corpo de maneira deletéria a saúde e ao bem-estar.

A dica é investir nos carboidratos complexos, como alimentos naturais e integrais, que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, e evitar os alimentos refinados e processados, muito calóricos, pobres em fibras e com um baixo valor nutricional. Opte pelas gorduras boas, que podem ser encontradas no abacate, azeite, sementes oleaginosas e peixes, e evite ao máximo os tipos trans e hidrogenados, presentes principalmente em frituras, bolachas e doces e outros produtos industrializados.

3º Mito: Fique sem comer durante a noite para não engordar

À noite, o metabolismo tende a desacelerar, é verdade. No entanto, não se alimentar durante o período prejudica o bom funcionamento do organismo, visto que durante o sono ocorrem importantes processos no organismo, incluindo a recuperação muscular após um dia de treinamento. O recomendado é comer alimentos que possam garantir nutrientes ao longo da noite de sono, levando em consideração que o corpo ficará pelo menos mais 6 horas em jejum.
Prefira alimentos ricos em proteínas de qualidade, gorduras boas, carboidratos complexos e claro, fibras, vitaminas e minerais.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.