Coronavírus | 11 dicas para evitar o contágio

No momento, não há nenhum tratamento específico que combata o novo coronavírus e nem mesmo uma vacina. Exatamente por este motivo, a principal maneira de se manter seguro e manter a segurança de todos ao seu redor é através da prevenção. 

Diante do avanço do número de casos positivos no Brasil, os especialistas continuam insistindo e reforçando o isolamento domiciliar. Mas nem todos os brasileiros conseguem deixar de ir à rua todos os dias, seja porque o modelo home office não tornou-se possível, ou por outros motivos.

Nesses casos, algumas medidas preventivas ajudam a evitar levar o vírus de fora para dentro de casa, além de prevenir que você se contamine. E pensando nisso, a Madrugão Suplementos reuniu algumas dicas para que você dê um chega para lá nesse vírus. Confira!

  1. Água e sabão são os principais aliados contra o coronavírus

Para reduzir a transmissão do coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda que as medidas básicas de higiene sejam fortemente adotadas. Isso inclui, principalmente, a lavagem adequada e frequente das mãos (com água e sabão). Para deixá-la bem limpinha, certifique-se de lavar as palmas, dorsos, punhos, dedos e unhas.

É importante lavar as mãos sempre que chegar em casa e também ao chegar no seu local de destino (trabalho ou outro lugar). E enquanto não fizer a higienização, não leve as mãos ao rosto, boca e nariz.

Então, não se esqueça: chegou? Lave as mãos. Tocou alguma superfície, como maçaneta, corrimão ou apertou o botão do elevador? Lave as mãos. Tossiu, espirrou ou foi ao banheiro? Nem precisa falar novamente, né? Lave as mãos!

2. Fora de casa mantenha a distância das pessoas

Mais uma das regras para manter-se longe da doença ao deixar a sua residência é manter a distância de 1,5 metro a 2m de outras pessoas. Se precisar ir ao supermercado, à farmácia ou ao banco, por exemplo, na fila evite ficar muito próximo a outra pessoa e não converse, para diminuir o risco de ser contaminado, ou de contaminar, por gotículas de saliva.

3. Beijos e abraços estão proibidos

Evitar o contato físico durante a pandemia como apertos de mão, abraços e beijos é outra medida importante contra a disseminação do vírus. Visitas devem ser deixadas para outros momentos, e o encontro com o crush pode esperar, pelo menos até a poeira abaixar.

4. A higiene no carro precisa ser feita frequentemente

Todas as vezes que entrar no carro ou chegar em casa com ele, limpe todas as superfícies tocadas por você ou por outras pessoas, como o volante, puxadores de porta, descanso de braço, câmbio, botões e outras partes do veículo.

Para não danificar nenhuma peça do seu carro, em vez de usar o álcool em gel para a limpeza use a poderosa dupla água com sabão. Você pode diluir uma parte de sabão em água e aplicar com a ajuda de um borrifador, depois é só remover com um pano úmido.

5. Dentro de casa redobre os cuidados

No momento que chegar em casa, tire toda a roupa que você estava usando e coloque em um cesto ou dentro de um saco plástico para levar à lavanderia. Deixe os sapatos na entrada e mantenha álcool em gel na porta para desinfetar as mãos. Além de tirar a roupa que usou na rua, o ideal seria tomar um banho ou ao menos lavar as mãos e antebraços.

Outros cuidados importantes dentro de casa seriam:

  • Higienizar (com álcool em gel ou água e sabão) constantemente objetos tocados com frequência como celular, óculos, chaves e carteira;
  • Lavar com água e sabão ou passar um pano com álcool 70% as compras do supermercado;
  • Desinfetar (com água sanitária ou hipoclorito de sódio, próprios para isso) as frutas, verduras e demais vegetais antes de guardar na geladeira;
  • Manter os ambientes bem ventilados (janelas abertas).

6. Use máscara e álcool em gel quando frequentar locais públicos

Com o aumento de infectados, podemos perceber várias pessoas usando máscaras na rua – o que antes só era comum nos países asiáticos.

Até pouco tempo, o Ministério da Saúde seguia a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que apenas os profissionais da saúde, doentes ou pessoas com sintomas da doença utilizassem o acessório de proteção. Contudo, essa orientação mudou.

Divulgada em 02/04, a nova recomendação é que todas as pessoas usem máscaras (de tecido comum) ao sair de casa para ir ao supermercado, farmácia ou outros locais com aglomerações. A orientação veio apoiada no fato de que as pessoas assintomáticas (sem sintomas) poderiam infectar outras pessoas a partir das partículas de saliva.

Os especialistas aconselham que as pessoas improvisem suas máscaras com um tecido grosso – ou duas camadas de um tecido fino. As máscaras específicas (de proteção maior) devem ser deixadas para quem está atuando na linha de frente durante a pandemia, como os profissionais da saúde, já que elas estão em falta.

7. Adie casamento, festas de aniversário e reuniões familiares

O número de casos registrados no Brasil não deixa mais, dúvidas de que a pandemia não é algo mais distante da nossa realidade. Portanto, nada de marcar festas, reuniões de família ou casar-se em meio a esse caos.

Adie as comemorações para quando for mais seguro e evite expor você e quem você ama a essa doença.

8. Evite sair de casa

Em vez de ir ao supermercado toda semana, faça compras maiores que duram o mês todo, assim você não precisa se arriscar tantas vezes. Isso não significa que você deva fazer um estoque de alimentos para meses em casa. Essa atitude, além de deixar faltar alimentos para o próximo, também faz os preços dos produtos aumentarem.

Itens de farmácia, como fraldas e medicamentos também devem ser comprados para o mês, se for possível. A maioria das farmácias realizam entregas, e essa pode ser uma opção mais viável do que sair de casa.

Lotéricas e bancos são outros dois pontos que aglomeram pessoas e devem ser evitados. Quando precisar pagar contas, use o internet banking do seu banco ou baixe aplicativos próprios para pagamento que podem ser feitos usando o limite do seu cartão de crédito.

E, por fim, quando for estritamente necessário sair, tenha cuidado. 

9. Continue praticando atividades físicas em casa

Não é porque as academias, parques e outros espaços destinados à prática de esportes estão fechados que você não deve mais fazer nenhuma atividade.

Continue fazendo seus treinos em casa, adaptando o que for possível. Vários programas de treinos foram liberados na internet para que as pessoas possam se exercitar nesses tempos de isolamento.

Nesse post aqui e nesse aqui, você pode conferir algumas ideias de exercícios para queimar gordura para praticar na sua casa.

Clicando aqui você pode aprender a fazer versões diferentes do clássico abdominal.

E aqui tem dicas de exercícios para quem quer continuar treinando pesado mesmo fora da academia.

Aproveite essas dicas para adaptar da melhor forma o seu treino e não ficar parado nos dias em casa.

10. Mantenha uma boa alimentação

Nós te entendemos: a ansiedade do momento pode estar te deixando fora do eixos na dieta. Mas lembre-se de que não vale a pena perder todos os seus esforços até aqui em troca de alguns breves momentos de prazer com a comida.

Volte a sua rotina de refeições, coma ainda menos do que o habitual se você está deixando de se exercitar e de realizar outras atividades (como ir ao trabalho, levar as crianças para a escola, passear com o cachorro), pois a demanda calórica será menor.

Invista em alimentos nutritivos, coma bastante frutas, verduras e vegetais em geral e evite os industrializados e o açúcar em excesso. Isso te ajuda não só a manter a forma, como também melhora a sua imunidade.

11. Fique longe do estresse

Segundo estudos científicos, o estresse afeta o sistema imunológico e torna o corpo mais suscetível a doenças, incluindo o COVID-19.

A explicação mais aceita é o aumento dos níveis de cortisol e adrenalina, que inibem as células de defesa do sistema imune – comprometendo a resposta do sistema imunológico contra infecções.

Se você anda muito estressado, ou até mesmo ansioso com o problema atual, tente relaxar o máximo possível. Desconecte-se da internet, deixe de lado os sites de notícia e aproveite os dias em casa para dar mais atenção a sua família, para maratonar aquela série na Netflix, fazer um curso novo ou qualquer outra atividade que você estava deixando para lá por não ter tempo.

Dormir bem e evitar o consumo de álcool e o uso de cigarros também é fundamental para controlar o estresse.

Há quem acredite que certas medidas podem ser exageradas, mas neste momento, o ideal é ter cautela e abusar da prevenção. Se ficar na dúvida, o melhor a fazer é ficar em casa!

Possui mais alguma dúvida relacionada ao coronavírus e a maneiras de prevenção? Deixe a sua pergunta abaixo. Aproveite para compartilhar essa matéria nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam as formas de evitar o contágio.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.